O que é um Cartão de Combustível?

O cartão combustível, é uma das formas mais práticas de gerir os gastos da sua frota, independentemente se é pequena, média ou grande.

Ao precisar de gerir faturas de pagamentos, km’s percorridos pelos motoristas e de ter acesso a dados reais diariamente, o cartão de combustível é o indicado para o seu negócio, pois oferece inúmeras ferramentas de gestão, assim como múltiplas vantagens como iremos ver de seguida.

Passemos então à apresentação do produto em causa.

cartão combustivel para empresas

1- O que é um cartão combustível para EMPRESAS?

O cartão combustível para empresas é um cartão de crédito direcionado para o pagamento das despesas relativas ao abastecimento de um veículo particular ou de empresa.

Apesar de haver alguns particulares a solicitar este tipo de cartão, é maioritariamente requisitado por empresas a atuar no ramo transporte de passageiros, transporte de cargas ou até mesmo para uso interno.

Pode ser atribuído a veículo específico ou a um condutor singular, de modo a poder controlar mais facilmente o seu orçamento para combustível.

 

2- Como funciona um cartão combustível?

Existem 2 tipos de cartões combustível para empresas:

Cartão Pré-pago – onde a empresa/gestor coloca um valor semanalmente/mensalmente onde o motorista terá de fazer a sua gestão durante o período em causa, da melhor forma possível.

Cartão Tradicional – onde está estabelecido um limite por cartão e que deverá ser usado ao longo do mês, é similar a um cartão de crédito pessoal.

Independentemente do tipo de cartão que escolher, terá imensos benefícios associados, como veremos na sequência deste artigo.

 

3- Benefícios do cartão de combustível para EMPRESAS?

O cartão de combustível, para além de lhe proporcionar um controlo rigoroso sobre os consumos de combustível, traz ainda uma série de benefícios agregados, como a melhorias no fluxo de caixa e na segurança da sua operação.

A) Segurança anti-fraude

Um caso comum nas empresas de transporte, por exemplo, é quando um motorista apresenta uma fatura de combustível no valor de 100€ e apenas 80€ vão, na realidade, para “dentro do depósito”.

Com um cartão de combustível, é complicado realizar este tipo de fraude, pois os sistemas do cartão de combustível, geram um alerta para o responsável da empresa, quando o consumo de combustível não for idêntico ao indiciador normal, neste caso se for menor.

É uma ótima opção para quem trabalha com este tipo de serviço de entregas/transporte de forma terceirizada.

B) Facilidade de faturamento

Um dos grandes benefícios deste tipo d cartão é a facilidade de pagamentos e registo de faturas.

De modo a eliminar as faturas em formato de papel, até de modo a prevenir a perda das mesmas por parte dos motoristas, o facto de pagar o combustível com o cartão facilita imenso. O sistema regista todas as transações da operação numa planilha organizada, de modo a facilitar a gestão de orçamentos.

C) Facilidade na gestão do combustível

Ao consultar a planilha dinâmica fornecida pelo sistema do cartão de combustível, consegue ter acesso aos dados dos consumos de combustível diariamente, o que facilita a gestão dos gastos da empresa, assim como a consulta de outro tipo de dados referentes a distâncias percorridas, etc.

Com este tipo de informação consegue avaliar o desempenho da sua frota, assim como tem dados reais e exatos para poder fundamentar as suas decisões.

D) Redução de custos de combustível

Ao criar regras no cartão de combustível que limitam/controlam a sua utilização e evitam gastos excessivos, ajuda a contribuir para uma redução nos custos mensais.

Indiretamente, este tipo de gestão irá contribuir para uma redução do tempo gasto em outras funções de administração, o que representa uma redução nos custos operativos.

E) Descontos

Ao ser, de certa forma, uma garantia para os postos de combustível, os cartões de combustível oferecem alguns incentivos e descontos de forma a reduzir os custos.

Sendo que os cartões apenas podem ser usados na compra de combustível ou óleos lubrificantes, os postos de abastecimento oferecem diversas vantagens ao portador do cartão, pois acaba por ser um cliente certo.

 

4- Cartão Pré-pago ou Pós-pago?

A escolha do tipo de cartão vai depender muito dos objetivos e da forma de operar da empresa.

Caso uma empresa registe regularmente casos de fraude, o cartão pré-pago é mais aconselhado. No caso de a empresa contar com um grande número de rotas e com operações mais complexas, o pós-pago é mais adequado.

 

cartão combustivel para empresas

 

5- Qual o melhor cartão combustível para EMPRESAS?

Ao escolher o melhor cartão de combustível deve ter em conta alguns so seguintes aspetos:

 

. Rede dos postos aderentes

. Qualidade da plataforma de gestão

. Tarifas

. Disponibilidade de app mobile

. Suporte ao cliente

. Serviços que podem ser pagos com o cartão

. Possibilidade de integração com outras plataformas

. Mecanismos de validação do abastecimento e de controle de fraudes

 

Quanto mais informação recolher antes de tomar uma decisão, mais fundamentada será a sua escolha mediante as necessidades da sua empresa.