Renting vs Leasing: Saiba as diferenças

As diferenças entre leasing e renting prendem-se, sobretudo, com o tipo de cliente, as suas necessidades e com o objetivo final do aluguer.

Leasing e o renting assumem-se como alternativas bastante viáveis para quem pretende adquirir um automóvel e não quer acionar um crédito

RENTING VS LEASING


LEASING

leasing apresenta-se como uma solução flexível que permite adquirir um carro/carros novos mediante um contrato entre a empresa que fornece o serviço ou banco e o cliente. O cliente paga uma mensalidade e utiliza o veículo durante um certo período. No fim do período estabelecido contratualmente o cliente pode comprar o carro.

Na generalidade, as mensalidades do leasing são mais baixas do que as de crédito automóvel.

Trata-se de uma espécie de aluguer de longa duração, através de uma empresa locadora automóvel, que será a legal proprietária do veículo, até ao final do contrato.

No final do contrato, o cliente pode ficar com o carro, trocar por outra viatura e iniciar novo contrato ou, simplesmente, devolvê-la.

COMO FUNCIONA

O funcionamento do leasing assemelha-se ao de um contrato de arrendamento, em que mensalmente é pago um valor pré-estipulado, durante um período também pré-definido contratualmente entre a empresa fornecedora do serviço e o futuro proprietário da viatura.

É importante lembrar que a estas despesas pré-determinadas, há lugar a gastos extra relativos a custos de manutenção e/ou reparação, por exemplo, que ficam também, naturalmente, a cargo do cliente.

Ao fazer um leasingpode escolher um prazo de aluguer entre os 12 e os 96 meses.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO LEASING


VANTAGENS

  1. permite obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal, podendo recuperar o IVA pago pela viatura, desde que se trate de um veículo comercial;
  2. tem taxas de juro mais baixas do que noutras opções de crédito automóvel;
  3. possibilita a isenção de imposto do selo sobre os juros e o financiamento;
  4. oferece flexibilidade de condições a nível de prazo, entrada e valor residual;
  5. possui vantagens na subscrição de seguros auto;
  6. possibilita a cessão do contrato a qualquer altura;
  7. possibilita a compra do automóvel no final de contrato;
  8. oferece financiamento até 100%;
  9. oferece rapidez na resposta e na contratação;
  10. há possibilidade de negociar o bem, como numa compra a pronto;
  11. é possível optar pela compra do bem ou renovar o contrato.

DESVANTAGENS

  • pode utilizar o veículo sem restrições, mas o condutor não é o seu proprietário legal;
  • encarrega o locatório de todas as despesas de manutenção, reparação e utilização;
  • é exigida a assinatura de um seguro de danos próprios de prémio mais elevado do que o seguro tradicional obrigatório;
  • é necessário pagar uma comissão, em caso de cessação do contrato.

Lembre-se sempre que podendo dar uma entrada inicial elevada irá conseguir sempre uma poupança considerável nos juros a longo prazo.

 

renting

 

RENTING

Já o renting é uma solução de financiamento para quem quer todas as vantagens de ter um automóvel novo, sem se preocupar com a manutenção e outros extras.

Habitualmente esta é uma modalidade escolhida sempre pelas as empresas. Pois quem opta por esta opção está descansado ao longo de todo o contrato e a única coisa com que tem de se preocupar é com o pagamento de uma mensalidade fixa.

É uma opção muito procurada pelas empresas, pois é bastante económica, cómoda e segura para renovar os veículos da empresa, sem que tenha associadas as habituais dificuldades da compra de um automóvel.

É um produto com características semelhantes ao aluguer de longa duração, mas sem o compromisso de aquisição da viatura no fim do contrato. O renting automóvel é uma solução de financiamento automóvel materializado num contrato de aluguer de viaturas com prestação de serviços associados, por um período e quilometragem pré-determinado, mediante o pagamento de uma mensalidade.

O cliente apenas suporta a depreciação da viatura estimada no contrato. Incluí ainda todos os serviços necessários ao normal funcionamento e conservação do automóvel. Este contrato é exclusivo apenas para viaturas novas. No contrato está associado o compromisso da locadora – empresa fornecedora do serviço – do custo das manutenções da viatura.

O renting é uma solução flexível, permitindo alterações ao prazo, quilometragem e serviços, inicialmente contratados, sendo que a renda é ajustada às alterações. No entanto, o cliente pode optar pela cor e extras que desejar de acordo com o equipamento que a marca da viatura disponibilizar.

Com esta modalidade de financiamento o cliente pode escolher qualquer viatura nova, ligeiro de passageiros, mista ou comercial, até 3.500 kg de peso bruto, com lotação até 9 lugares e que esteja à venda em Portugal através dos concessionários oficiais das respectivas marcas.

No final do contrato não tem que se preocupar em vender o automóvel, porque a entidade financeira assume esse encargo. Pode assim de seguida iniciar um contrato de renting novo.

 

renting automovel

COMPARAR PROPOSTAS

Para analisar se o renting é mais interessante do que outro tipo de financiamento, a primeira coisa a saber é se quer ficar com o carro no fim do contrato. Se não quiser, só paga a comissão de abertura e as rendas mensais. A manutenção fica a cargo da locadora. Depois de decidir qual a viatura que quer adquirir compare as várias possibilidades de compra como o leasing, crédito automóvel e outros.

No financiamento, tem de somar vários custos (mensalidade ou prestações, comissões, valor residual e manutenção) e subtrair o valor da venda do automóvel. Estas variáveis vão definir o valor final garantido que se manterá até ao final do contrato. O carro pertence-lhe, mas, como não pretende ficar com ele, terá de vendê-lo.

Mas não fique com a ideia que apenas as empresas recorrem ao renting. Dada a natureza facilitadora do renting, que liberta o cliente de todas as preocupações associada à gestão diária do veículo, atualmente o renting é a escolha de muitos particulares, para quem a conjuntura económica incerta é factor catalisador da procura destas soluções de financiamento.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO RENTING


VANTAGENS

  1. Empresa pode concentrar de forma mais intensa os seus recursos na sua actividade;
  2. Ajuste da frota às necessidades do cliente em qualquer momento;
  3. Frota sempre actual e operacional com contratos de aluguer a partir de 12 meses e até 60 meses, podendo no entanto este prazo ser estendido;
  4. Serviços de assistência 24 horas/dia e 365 dias/ano;
  5. Eliminação de riscos operacionais, tais como, desvalorização, manutenção correctiva;
  6. Melhor qualidade de serviço por via do acesso a uma rede de fornecedores
  7. Gestão profissional concentrada numa única entidade;
  8. Pagamento mensal de uma única factura de valor fixo, pela viatura e serviços incluídos;
  9. Redução de custos através do acesso às condições celebradas pela empresa gestora de frota;
  10. Simplificação e facilidade na gestão da frota;
  11. Aconselhamento proactivo relativo à política de frota e a medidas de redução de custos.

DESVANTAGENS

  1. Podem existir alterações fiscais que afetem as empresas e este tipo de contrato. É relevante estar atento aos benefícios fiscais que constam do Orçamento do Estado.
  2. Um contrato de renting de equipamento terá de ser bem pensado em termos de prazo, sob pena de a empresa pagar o aluguer durante um período em que deveria estar a adequar o investimento a uma nova tecnologia. Claro que poderá pedir uma reapreciação do contrato, mas é provável que a empresa de renting imponha condições mais duras.
  3. No caso de mensalidades indexadas (e não fixas) existe o risco de alteração do valor. É relevante uma mensalidade fixa durante todo o período para o gestor antecipar as necessidades de fundos e evitar o incumprimento.
  4. É necessário ter atenção a algumas cláusulas nos contratos que envolvem número de horas de uso ou quilómetros de utilização máxima, sendo que, quando são ultrapassados os valores, existem penalizações.

SERVIÇOS QUE ESTÃO INCLUÍDOS NO CONTRATO DE RENTING

  •  A empresa define serviços de base. O principal é a manutenção;
  • Viatura de substituição em casos de avaria, roubo, sinistro ou manutenção;
  • Gestão de seguros e sinistros;
  • Substituição de pneus;
  • Assistência 24 horas, 365 dias por ano;
  • Negociação, compra e entrega do veículo;
  • Pagamentos de impostos e gestão de multas.
Avatar

Cristiano Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.