Cartão de Cidadão e Carta de Condução no seu Smartphone

Hoje em dia e com tanto tecnologia já se pode esquecer da sua carteira em casa que não irá precisar de voltar a traz para a ir buscar. Agora consegue ter todos os documentos necessários no seu smartphone. Se antes já conseguia ter o seu banco na palma da mão ora através do MB Way ora através de aplicações como é o caso do N26 ou Revolut, agora já pode ter o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução também alojados no seu smartphone.

Este feito é possível graças a uma aplicação disponível desde o dia 1 de janeiro de 2019 e desenvolvida pelo Governo Português de nome: id.gov.pt. É gratuita e permite que tenha o cartão de cidadão, a carta de condução bem como o cartão da ADSE apenas à distância de um mero clique.

cartão de cidadão e a carta de condução no smartphone

 

Esta nova aplicação desenvolvida pelo Governo permite que levemos sempre a nossa identificação e substitui, em qualquer dos casos, os documentos oficiais. É também uma solução válida no caso de perdermos a nossa identificação. Chama-se id.gov.pt e está disponível gratuitamente para ambas as plataformas: Android e iOS.

 

FUNCIONAMENTO

Segurança e privacidade dos seus dados? Não tem de se preocupar com nada. Uma vez que os seus dados estão alojados nos servidores da Administração Pública ( são os mesmos servidores que são usados no momento em que fazemos ou vamos revalidar o cartão de cidadão ou qualquer outro documento).

Além do óbvio (Wi-Fi) é essencial que tenha na sua posse a Chave Móvel Digital*. Sem essa, é impossível utilizar esta nova aplicação. Caso não tenha esta chave poderá fazer o pedido numa Loja de Cidadão, Espaço Cidadão ou em Autenticação.gov.pt que lhe chegará num prazo de 5 dias úteis.

*Nota: Chave Móvel Digital é um fator de autenticação que permite aos cidadãos portugueses identificarem-se quando entram em portais das entidades da Administração Pública. Por exemplo: o Portal do Cidadão, a Segurança Social Direta ou o Portal das Finanças.

 

Caso tenha então em sua posse a Chave Móvel Digital e uma rede Wi-Fi tem tudo aquilo que é necessário para instalar a aplicação com sucesso e colocar os seus documentos no seu smartphone.

Basta então seguir estes pequenos 5 passos:

  1. Faça download da app, em Android ou iOS;
  2. Para aceder ao seu perfil, ser-lhe-á pedida a Chave Móvel Digital (CMD), que deverá ser introduzida;
  3. Confirme a CMD e ser-lhe-á enviado um código de segurança em SMS que irá estar associado ao CMD (número que deverá ter associado aquando o pedido da CMD);
  4. Introduza a combinação do código de segurança;
  5. Agora basta clicar no sinal “+” que surge no fundo do ecrã para adicionar o seu primeiro cartão.

 

app que substitui o cartão de cidadão e a carta de condução

A partir de agora, pode utilizar esta aplicação em qualquer entidade pública ou privada como se documentos fisicos se tratassem. Até caso seja mandado parar numa operação STOP poderá mostrar os documentos no seu smartphone. Podemos até, através da aplicação, partilhar um PDF dos documentos e terá o mesmo valor legal de uma certidão ou fotocópia autenticada.

Contudo, é possível que em certas entidades, que ainda não estejam 100% a par deste formato móvel, tentem barrar o seu uso. Caso isso lhe acontece não se preocupe. Basta evocar a Lei 71/2018, artº 331 (artigo 4º-A) que consta no Orçamento de Estado de 2019.

 

Cristiano Lucas