Passaporte Português – dos mais poderosos do mundo

Segundo a lista divulgada pela IATA, Portugal ocupa o 5.º grupo de países que permite viajar para mais destinos – total de 185 nações sem necessidade de visto.

Os passaportes emitidos em Portugal permitem viajar para 185 países sem necessidade de obtenção de visto, o que inclui o país no quinto grupo de nações com passaportes mais poderosos’, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Numa lista que inclui 200 países, Portugal ficou na 14.ª posição, e no quinto grupo identificado pela IATA no Henley Index, juntamente com a Holanda e a Áustria.

A lista dos passaportes mais ‘poderosos’ é liderada por dois países asiáticos – Japão e Singapura – cujos documentos de viagem dão acesso a 190 países sem ter de se requerer visto.

A Alemanha, Finlândia e Coreia do Sul figuram no segundo lote de nações a requerer menos documentos oficiais de viagem, permitindo os seus passaportes deslocações para 188 países sem necessidade de visto.

O terceiro grupo apurado pelo Index da IATA como tendo os passaportes mais ‘amigáveis’ e que permitem viajar livremente para 187 países é composto por três países europeus: Dinamarca, Itália e Luxemburgo.

Também o lote de nações inclui três países europeus – França, Espanha e Suécia – com passaportes ‘visa free’ para 186 nações.

Neste ranking da IATA, Portugal figura no grupo com passaportes mais ‘amigáveis’ que outros países europeus, designadamente Bélgica, Noruega, Grécia ou Reino Unido (grupo cujos passaportes permitem viajar sem visto para 184 países).

Há cinco anos, os Estados Unidos e o Reino Unido estavam no topo do ranking, mas caíram agora para a sexta posição, o lugar mais baixo ocupado desde o ano de 2010. A maior subida é mesmo a dos Emirados Árabes Unidos, na 15.ª posição.

No caso do Reino Unido, o processo do Brexit ainda não teve impactos da posição do país neste ranking, mas como lembra a CNN, o Henley Index já tinha destacado em julho que “com a sua saída da União Europeia agora iminente, e a atual confusão associada a este processo de saída, a outrora forte posição do Reino Unido é cada vez mais incerta”.

O país que figura no fundo da lista da IATA é o Afeganistão, cujos passaportes só permitem ir a 25 países sem visto. Logo a seguir vem o Iraque, com 27 países, a Síria com 29 a Somália e o Paquistão, com 31. Com passaportes menos ‘amigáveis’, permitindo viajar para poucas dezenas de nações sem mais formalidades, também se incluem o Irão, Líbano ou o território da Palestina, entre outros.

RANKING 🥇

Os melhores passaportes 2019 são ⬆️:

1. Japão, Singapura (190 destinos)
2. Finlândia, Alemanha, Coreia do Sul (188)
3. Dinamarca, Itália, Luxemburgo (187)
4. França, Espanha, Suécia (186)
5. Áustria, Países Baixos, Portugal (185)
6. Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda, Noruega, Reino Unido, Estados Unidos, Suíça (184)
7. Malta, República Checa (183)
8. Nova Zelândia (182)
9. Austrália, Lituânia, Eslováquia (181)
10. Hungria, Islândia, Letônia, Eslovênia (180)

Os piores passaportes para manter ⬇️:

100. Líbano, Coréia do Norte (39 destinos)
101. Nepal (38)
102. Líbia, Território da Palestina, Sudão (37)
103. Iêmen (33)
104. Somália, Paquistão (31)
105. Síria (29)
106. Iraque (27)
107. Afeganistão (25)

Avatar

Cristiano Lucas