Cashback: tudo o que precisa de saber

Com a popularização da internet, aumento na quantidade de lojas online e os novos hábitos de compras, os comerciantes foram obrigados a inovar para se conseguirem destacar. Com isso, os consumidores foram beneficiados com várias vantagens oferecidas, incluindo o cashback

O que é cashback?

O cashback, traduzido é traduzido livremente como “dinheiro de volta” e acontece quando o consumidor recebe de volta parte do dinheiro que gastou nas suas compras durante o mês transacto. Este método costuma ser aplicado por bancos ou lojas de e-commerce, onde o usuário recebe de volta uma percentagem do valor das compras.

cashback

Quais as vantagens?

Existem cartões de crédito com cashback que apresentam boas vantagens. Ainda assim deve estar atento, primeiro que tudo, às percentagens oferecidas pela utilização do cartão. No mercado estão disponíveis taxas de cashback entre os 1% e os 3% e a maior parte dos cartões deste tipo oferece anuidade. Anualmente a poupança com este tipo de cartões pode chegar aos 84 euros dependendo do valor mensal gasto.

(Esta opção de cashback está disponível em setores da restauração, hotelaria, supermercados e gasolineiras).

Exemplo

E para que seja mais fácil a compreensão daremos um exemplo real.

Se fizermos compras no valor de 250 euros com o cartão de crédito, com uma taxa de cashback de 1%, obtemos um retorno de 30 euros, já que:

📝 250 euros x 12 meses x 0,01 = 30

 

As empresas que agora fazem uso do cashback tendem a aumentar o nível de satisfação dos consumidores. E com isso, as chances de recompra e de fidelização na loja aumentam, consequentemente.

Devido a forte concorrência existente no mercado, os clientes tem se tornado cada vez mais exigentes e a partir daí, os pontos diferenciadores de cada empresa tornam-se decisivos no momento da compra.

 

Notas importantes:

Quanto mais gastar = mais dinheiro irá receber em cashback 💵

Porém, antes de iniciar uma compra deverá pensar bem se está a optar pela opção mais correta. É preferível utilizar este tipo de cartão de crédito em compras de valor elevado de forma a maximizar o valor devolvido no mês seguinte. Além disso, deve sempre confirmar a anuidade do cartão e comparar a taxa de juro referente ao cartão que pretende com outros cartões com cashback.

Lembre-se que os encargos que tem com o cartão podem não compensar as vantagens que terá. Esteja também atento aos limites impostos pelos cartões.

Por exemplo, o cartão de crédito Novo Banco apenas oferece 1,5% de cashback se fizer compras em múltiplos de 250 euros a crédito. Por esta razão deve sempre prestar atenção aos serviços que contrata e quais as condições necessárias para obter os benefícios máximos.

Avatar

Cristiano Lucas