8 razões para ter Cartão de Crédito

Para que serve um cartão de crédito? Para muitas pessoas ele não tem utilidade nenhuma, para outras é uma ferramenta muito útil. Ame ou deteste o cartão de crédito, é inegável que o uso do cartão de crédito tem as suas vantagens. E hoje em dia, dá para usar o cartão de crédito em praticamente qualquer tipo de estabelecimento, desde grandes supermercados à barraquinha na feira. Mesmo assim, ainda há quem prefira usar o dinheiro para compras do dia a dia ou de baixo valor. Porém, a verdade é que até nessas situações o cartão é a melhor opção. Enumeramos assim as 8 razões para fazer um cartão de crédito.

1. Compras internacionais

Algumas sites não aceitam cartões virtuais como é o caso do MB Net. Nestes casos precisa mesmo de um cartão de crédito para fazer as suas compras.

Um cartão de crédito abre a possibilidade de fazermos compras em qualquer lugar do mundo. Podendo assim realizar compras em sites internacionais e aproveitar melhores preços no mercado.

2. Viagens

Para marcar e fazer viagens internacionais um cartão de crédito demonstra-se como um instrumento indispensável. Quando no estrangeiro, as compras podem ser apenas possíveis por intermédio do cartão de crédito e não do cartão de débito.

3. Programar pagamentos

O cartão de crédito permite jogar com as datas de pagamento e adiar a data de pagamento de uma compra. É contudo necessária disciplina financeira para não se cair no consumismo exacerbado e no endividamento.

4. Ajudar nas emergências

Caso tenha uma emergência e a conta bancária não esteja preparada para a cobrir, o cartão de crédito possibilita pagar aquilo que não tem de momento. Contudo é imperial pagar a dívida do cartão até ao dia estipulado

5. Ganhar dinheiro

Alguns cartões de crédito estão ligados a promoções, descontos e ofertas. Usar o cartão de crédito pode dar-lhe dinheiro nestes casos.

Ter um cartão de crédito pode resultar em benefícios, comparando com o pagamento em dinheiro. Poderá participar e ter acesso a promoções, que vão desde descontos, até ganhar produtos como é o caso milhas aéreas.

6. Crédito

Os cartões de crédito, quando utilizados devidamente, ajudam a construir um bom historial de crédito e contribuem para um Mapa de Responsabilidades de Crédito (CRC) que qualquer banco deseja para os seus clientes.

Usar o cartão de crédito permite construir crédito e ganhar experiência no uso do dinheiro. Assim é possível demonstrar aos bancos a capacidade de pagamento e comprovar a responsabilidade financeira.

Se sempre fez os pagamentos a tempo e horas, as chances de obter mais financiamento elevam-se significativamente, especialmente para jovens adultos.

7. Mais segurança

É muito mais seguro pagar com cartão que com dinheiro: ao sair com o cartão, não corremos risco nenhum, já que, em caso de algum imprevisto, basta cancelar o cartão junto do banco ou até mesmo através da aplicação para o telemóvel. Além disso, a fatura do cartão serve como um comprovativo do pagamento, salvaguardando qualquer situação.

Se lhe roubarem o cartão de crédito e tiverem efetuado pagamentos não autorizados com o mesmo antes de avisar o banco, então suportará o valor dessa perda dentro do plafond do cartão e até um limite máximo de 150 euros. No entanto, se avisar de imediato a instituição financeira de que foi alvo de roubo, quaisquer pagamentos não autorizados não vão ser suportados pelo cliente.

8. Tecnologia

Cada vez mais cómodo. Hoje podemos saber tudo o que gastamos e controlar assim os gastos de uma maneira mais simples tendo sempre a nossa “vida financeira” na palma da mão. O banco está assim sempre no nosso Smartphone, à distância de um click, e os cartões de crédito migram cada vez mais para essa plataforma. Na maioria dos serviços, nem sequer é preciso ir ao banco.

Avatar

Cristiano Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.