O que é um Crédito Formação?

 

Crédito Formação é um tipo de crédito com condições diferentes dos créditos pessoais regulares que ajuda os jovens a financiar os seus próprios estudos. Este crédito apresenta taxas de juro e spreads muito mais baixos em comparação com os créditos pessoais regulares e está destinado a quem queira investir na sua formação. Ajuda-o a financiar Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados, Doutoramentos, outros Cursos de Especialização e Formação Técnica, lecionados por Instituições de Ensino Superior, e Cursos de Piloto de Aviação, em Portugal ou no Estrangeiro, para que não tenha que se preocupar com pagamento de propinas, despesas com computadores ou material informático ou com outras despesas de educação (viagens, estadias e material didático).

Estudar e formar-se é um dos aspectos mais importantes na vida de qualquer jovem deste século pois vivemos num mundo onde o mercado laboral é cada vez mais competitivo, e contudo, nem todos os cidadãos portugueses têm acesso à educação, principalmente por motivos económicos.

Este acesso cada vez maior aos empréstimos para estudos, está relacionado com o desinvestimento do Governo nos apoios (bolsas de estudos) e o  aumento considerável do valor das propinas.  Assim, várias entidades bancárias criaram este produto financeiro que permite aos jovens conseguirem dar seguimento aos seus estudos através de condições financeiras mais estáveis.

 

Como funciona o Crédito Formação?

Crédito Educação é muito simples de obter e apresenta taxas juro muito baixas, com comissões mínimas e às vezes até sem comissões. Por norma, possuem taxas com um mínimo de 4% e até 9%. E os montantes que podemos requisitar variam entre os mil euros anuais até aos 75 mil para cursos mais prolongados.

Existem algumas entidades dão a possibilidade de, nos primeiros anos, pagar apenas os juros. Desta forma, as primeiras prestações são mais baixas.

⚠️ NOTA: Algum dos casos, o spread varia segundo a média do estudante ⚠️

 

credito formação

 

Como escolher o melhor Crédito Formação?

melhor crédito para estudantes vai depender do perfil de cada consumidor. Depois de escolher o curso, o melhor é sempre entrar em contacto com a instituição de ensino, uma vez que muitas universidades estão associadas a entidades financeiras e, portanto, podem oferecer propostas atraentes e até mais benéficas para o próprio estudante.

Logo, convém analisar as propostas do mercado. O ideal é analisar cada proposta e ver qual é a que se adapta melhor às suas necessidades e possibilidades de pagamento quando for altura de tal

 

Que instituições oferecem Crédito Formação?

Existem muitas opções de Crédito Educação. Como tal, o ideal é comparar cada proposta das várias instituições:

 

Quais as condições necessárias para ter um Crédito Formação?

A verdade é que as condições para obter este tipo de crédito é bastante fácil. Contudo existem sempre alguns requisitos que são necessários e certa documentação a enviar.

Normalmente é necessários os seguintes documentos:

  • Cidadania ou Residência;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Comprovativo de ser estudante: estar inscrito numa Universidade ou Politécnico, público ou privado, nacional ou internacional (programas de estudo como o Erasmus no estrangeiro também são válidos)
  • Comprovativos de salário mínimo ou rendimentos;
  • Situação profissional;
  • Não estar na lista negra do Banco de Portugal
  • Se o crédito estudante oferecer a possibilidade de redução das taxas de juro, segundo o desempenho, é necessário o comprovativo das notas.

 

Quais as vantagens de um Crédito Formação para estudantes?

Este tipo de crédito apresenta muitas vantagens, visto que é considerado um tipo de crédito especial.

Vejamos alguns dos benefícios do Créditos Formação:

  • Taxas de juro baixas em relação a outros créditos;
  • Período de carência até aos seis meses: enquanto estiver em vigor, o estudante paga uma mensalidade menor ao banco;
  • Pode escolher por não pagar prestações mensais durante os estudos, começando a reembolsar o crédito após o término do curso;
  • Pode ser concedido um desconto no seu crédito por apresentar boas notas;
  • Os prazos de financiamento podem chegar aos 16 anos;
  • Dependendo do curso escolhido, poderá escolher prestações mensais, trimestrais ou até a liquidação do financiamento apenas no final do curso;
  • É possível receber o montante do crédito de uma vez, ou em tranches mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo da forma de pagamento do curso escolhido.

 

Quanto tempo demora o crédito universitário a ser aprovado?

Isto dependerá de cada instituição. Após fazer o pedido de crédito, a instituição bancária irá analisar o seu pedido. No caso de ser aceite, poderá levar entre 2 a 8 dias até obter o seu crédito. Sendo o montante creditado até 48 horas após o aprovação.