Carregar um elétrico numa tomada doméstica pode demorar perto de 40h. Por isso as Wallbox são um acessório obrigatório para quem tem um automóvel elétrico.

wallbox

Impulsionada pela legislação favorável e pelos incentivos fiscais, a venda de carros elétricos na Europa vai continuar a aumentar, em linha com os investimentos feitos pela maioria dos construtores. E prova disso é um artigo do Dinheiro Vivo que dava conta de Portugal ser o campeão nas vendas de carros elétricos. Um aumento no primeiro trimestre de veículos elétricos (ou híbridos) em 57%, em relação ao mesmo período de 2019.

Contudo uma das grandes incógnitas é ainda o sistema de carregamento dos carros elétricos. A rede de postos de carregamento em Portugal, ainda é claramente insuficiente para suportar o número de veículos existentes. E carregar um elétrico numa tomada doméstica demora quase 40 horas o que não é de todo uma opção prática e viável.

O que é uma Wallbox?

É precisamente aqui que entram as Wallbox. As Wallbox, vulgarmente conhecido também como posto de carregamento doméstico, carregador de parede ou home-charger.

As Wallbox, como previamente referido, são pontos de carregamento de veículos híbridos plug-in ou totalmente elétricos, que podem ser instaladas em casas, garagens ou até mesmo em parques empresariais.

Vantagens da Wallbox

Uma Wallbox, além de ser um dispositivo “quase portátil”, oferece mais segurança às baterias, evita picos de tensão e equilibra as cargas e descargas de energia durante os carregamentos.

Ao nível prático, é um dispositivo semelhante a uma caixa, embutida numa parede, e que tem um conector exclusivo para carros elétricos ou híbridos.

A Wallbox é alimentada por corrente alternada, tanto no modo monofásico quanto trifásico. Da mesma forma, pode ter várias funções agregadas, como poder controlar o consumo e gastos de energia elétrica ou a possibilidade de programar a recarga (embora alguns carros já o ofereçam).

Através da Wallbox conseguimos garantir a máxima segurança ao ajustarmos a potência que o carro elétrico necessita. Com um sistema trifásico, dependendo da ligação, pode chegar a 22 kW, o que torna o carregamento 9 vezes mais rápido em comparação com a tomada doméstica. E como o tempo de carregamento não é muito longo e nem extremamente rápido,  ajudará as baterias a terem uma vida útil ainda mais longa.

Através do Wallbox também conseguimos saber sempre o consumo de eletricidade. Esta função é muito útil porque o seu uso evita surpresas no pagamento da factura da eletricidade ao fim do mês

 

wallbox

 

Modelos da Wallbox

Existem vários tipos de Wallbox disponíves no mercado. O facto de existirem diferentes conectores, ainda não são padronizados globalmente, faz com que existam então diferentes tamanhos e propriedades.

Apesar da tentativa de chegar a um acordo entre os principais fabricantes automóveis (americanos, alemães, japoneses e franceses), não se conseguiu criar um cabo de conexão universal.

Assim, os diferentes tipos são:

1 – Yazaki

É compatível com alguns modelos de marcas como Kia, Toyota, Ford, Renault, Citroën, Peugeot, Mitsubishi, Nissan ou Opel.

2 – Mennekes

É compatível com modelos de marcas como Renault, Tesla, Volvo, Porsche, Mercedes, Audi, Volkswagen ou BMW.

3 – Scame

Esse tipo de conector é utilizado em carros elétricos de pequeno porte, permitindo uma recarga semi-rápida em corrente alternada.

4 – CHAdeMO

É também japonês. Equipa, marcas como a Subaru, Mitsubishi, Toyota ou Nissan.

5 – Combo 2

O Combo 2 tenta ser a solução padrão nos mercados americano e europeu e permite modos de carregamento lento e rápido. É compatível com Porsche, Volkswagen, Daimler, BMW e Audi.

Nota: caso opte pela marca Wallbox nem terá de se preocupar com compatibilidades pois funciona com todas as marcas.

Caso tenha ficado interessado/a nesta Wallbox pode consultar os sites dos principais distribuidores abaixo:

Original

Restantes marcas:

Cristiano Lucas
Performance Campaign Manager | SEM | PPC | SEO